Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Uma equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Negra procedeu, durante o mês de outubro, a aplicação de larvicida biológico em quatro bairros do município. Colina dos Ipês, Alto das Palmeiras, Vila Dirce e São Luís receberam a visita dos profissionais e do veículo equipado com o maquinário para aplicação.
O coordenador da Vigilância Ambiental de Serra Negra, Sandro Robbi, avisa que o produto não oferece risco a humanos: “Não há risco à saúde de humanos, uma vez que se trata de larvicida biológico”, explicou o profissional.
A iniciativa visa diminuir a infestação das larvas do mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, febre Chikungunya, febre do zika vírus e febre amarela.
Segundo dados divulgados pelo painel de monitoramento da Dengue do Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac" (CVE) do governo do Estado de São Paulo, o município de Serra Negra registrou 876 casos notificados, com 276 confirmações da doença no período entre janeiro e outubro de 2024. Um óbito foi confirmado nos últimos 10 meses.
Desde o início de outubro, houve 5 registros notificados, sendo 4 deles descartados para a doença, e um caso que ainda segue em investigação.
O painel é um instrumento criado pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do CVE, que analisa o crescimento dos registros de infecções pela doença, e é publicado no portal oficial do governo do estado, o dengue.saude.gov.br.