Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
A tradicional Festa de Agosto de Socorro, cidade-porta do Circuito das Águas Paulista, acontece entre os dias 9 e 18 de agosto, com uma programação recheada de atrações musicais, culturais, esportivas e gastronômicas para comemorar o aniversário da cidade, que completa 195 anos no dia 9 de agosto, e o Dia da Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebrado no dia 15 de agosto.
As atrações comemorativas ocorrerão em diversos pontos da cidade, com mais de 60 eventos distribuídos entre a Praça da Matriz e a Praça do Fórum, onde também é realizada a Festa do Morango. Durante o evento, serão eleitos o melhor doce de morango, o melhor morango in natura, e a Rainha e a Princesa do Morango.
No dia 9 de agosto, as festividades serão inauguradas com o desfile das escolas municipais e o Ato Cívico em homenagem ao aniversário da cidade, a partir das 9h, estendendo-se por toda a semana. Os shows musicais começarão às 14h do dia 9, com destaque para a dupla Carreiro & Capataz a partir das 22h30. A dupla Gian & Giovani se apresentará no dia 14, e na quinta-feira, 15, subirão ao palco a banda Rosa de Saron e a finalista do programa "Canta Comigo" da Record, Carol Marques, além de outros shows e apresentações de fanfarras.
Outras atividades recreativas acontecerão em diferentes pontos da cidade, como o concurso de pipas e o passeio ciclístico. No domingo, 11, haverá um show de manobras radicais com motos da Equipe Força & Ação, ao lado do Centro Cultural Movimento, na Praça Rachid José Maluf, a partir das 16h.
Para os amantes das duas rodas, o Centro Cultural Movimento realizará o Scooter Fest e Motonetas, de 9 a 11 de agosto, com exposição de scooters e antigas vespas e lambretas, além de shows de rock na antiga estação ferroviária.
Além das atrações culturais, Socorro oferece cerca de 30 atividades de ecoturismo, aventura e vivências ao ar livre durante as comemorações da Festa de Agosto, incluindo passeios em fazendas históricas de queijos e cafés, alambiques, cervejarias artesanais, empórios e centros de compras com tendências em moda e acessórios. No cardápio socorrense, há restaurantes e bares com muitas delícias locais.
Localizada a cerca de 130 km de São Paulo, próxima à região de Campinas e à divisa com o sul de Minas, a cidade de Socorro é conhecida mundialmente pelo seu turismo de aventura e por suas belas paisagens ao pé da serra da Mantiqueira.
Foi fundada em 1738 por Simão Toledo Piza, após a retirada dos índios Carajás em decorrência das incursões dos bandeirantes. Na época, era chamada de Campanha de Toledo, pertencia ao Sertão de Bragança e contava com 922 habitantes.
Em 1829, foi erguida uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município, no local da atual Igreja Matriz. A primeira missa foi realizada em 9 de agosto, data em que se comemora o aniversário da cidade, hoje com 195 anos.
Somente em 1883, Socorro foi declarada município e, em maio de 1889, comarca. Em 1945, o então governador do Estado de São Paulo, Fernando Costa, elevou o município à condição de Estância Sanitária. Desde então, Socorro cresceu e as antigas fazendas de café se tornaram pontos turísticos abertos para visitação e degustações.
Nos anos 2000, a cidade começou a investir em turismo e se tornou a primeira cidade do país a oferecer Turismo Acessível. Hoje é reconhecida como a “Capital da Aventura”.