Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou o Mapa de Turismo Rural do Estado, apresentando ao público a possibilidade de degustar queijos, doces, cafés e outras iguarias produzidas por 23 propriedades que integram a culinária regional das dez rotas gastronômicas do estado de SP.
Segundo o Sebrae, os destinos rurais estão entre os mais procurados pelos viajantes em São Paulo e no Brasil, e o estado tem mais de 1,2 mil propriedades rurais cadastradas para visitação. Entre elas, representantes da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista, que oferece experiências abertas ao público, como a visita a processos de produção artesanal e caves, ordenha e maturação de queijos, piqueniques, cafés coloniais, almoços com sabores típicos regionais.
Situada a aproximadamente 140 km da Capital do Estado de São Paulo, no município de Amparo, a Fazenda Atalaia destaca-se enquanto um exemplar da história, arquitetura e cultura. A propriedade que pertenceu a Pedro Penteado, presidente do Banco Industrial de Amparo, é datada de 1870.
Responsável pela fabricação autoral do Tulha, um dos queijos artesanais mais famosos do Brasil, a fazenda histórica está aberta todos os dias para a livre visitação e compra dos seus queijos, mas também oferece passeios guiados e um café da manhã caprichado aos finais de semana. Endereço: Rod. Amparo Itapira SP 352, Km 137,3 - Alferes Rodrigues - Amparo-SP.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 9.9750-8129, ou pelas redes sociais. Facebook: Fazenda Atalaia / Instagram: @fazendaatalaia. O site da propriedade rural é: www.fazendaatalaiaamparo.com.br.
Já a cidade de Serra Negra aparece com duas propriedades no catálogo, a Alvorada da Serra Negra e a Fazenda Nata da Serra.
Empresa familiar produtora de queijos artesanais de alta qualidade, a propriedade rural Alvorada da Serra Negra possui um mestre-queijeiro com experiência de mais de 15 anos em laticínios, alcançando seu grande sonho de montar a queijaria junto com sua família no ano de 2023.
Os responsáveis pela produção são dois médicos veterinários que participam desde a coleta do leite até a expedição dos produtos. A fazenda também é aberta à visitação e fica localizada na Rua Antônio Beltrami, nº 70.
Mais informações pelo telefone: (19) 9.9714-9786, ou pela página do Instagram: @alvoradadaserraqueijaria.
Por fim, e não menos conhecida, a fazenda Nata da Serra produz leite e outros produtos orgânicos desde 1997. Esse trabalho foca na preocupação com o bem-estar das vacas, oferecendo laticínios orgânicos sem nenhum tipo de contaminantes aos clientes.
Além disso, a Nata da Serra é parceira da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), desenvolvendo tecnologia para produção de leite orgânico, pois é uma unidade de demonstração.
No início do trabalho a produção dos laticínios era mais voltada aos laticínios mais frescos, com iogurtes, queijo frescal, ricota, muçarela, manteiga, requeijão e queijo meia cura. A partir de 2020 começaram a fazer queijos com maturação mais longa, sendo que possuem 5 tipos: Serrinha, um queijo meia cura com 75 dias de maturação; Serra Negra, que possui a mesma receita do Minas padrão, mas em peças de 5kg e com maturação de 6 meses; Itálico, queijo autoral feito com leite cru, com maturação de 90 a 120 dias; Morbier, queijo de receita francesa e maturação de 6 meses; e Parmesão, queijo clássico com maturação de 1 ano.
O local também possui visita guiada e café da manhã. Endereço: Rod. Amatis José Franchi - Serra Negra-SP.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 9.9773-7503, ou pelas redes sociais. Facebook: Fazenda Nata da Serra / Instagram:@nata.da.serra. O site oficial da fazenda é: www.natadaserra.com.br.