Serra Negra

Serra Negra avança no combate às enchentes com lago de contenção e limpeza de ribeirões

Medidas incluem a construção de lagos e a desobstrução de drenagens para garantir a segurança da população durante chuvas intensas

Compartilhe:
Serra Negra avança no combate às enchentes com lago de contenção e limpeza de ribeirões
Na região do Campo do Sete, lagos do Complexo Caruso também passaram por desassoreamento e tiveram suas calhas aprofundadas | Divulgação

Em 2021, a Prefeitura de Serra Negra lançou o Programa de Prevenção e Combate a Enchentes, com o objetivo de reduzir os riscos de transbordamento nos sistemas de drenagem da cidade, especialmente em veios d’água como os ribeirões locais. A iniciativa tem se mostrado eficaz, com a construção de cinco lagos de contenção de águas pluviais, que juntos armazenam cerca de 10 milhões de litros de água.

Um dos lagos foi construído entre o Jardim Serrano e o Parque Ecológico Luiz Rodrigues Froes (Mata dos Froes), logo abaixo da Rua Dr. Paulo Pimentel Mangeon. No Parque Fonte São Luiz, a equipe da Prefeitura realizou o desassoreamento do lago, aprofundando sua calha e reforçando seu talude. Atualmente, está em andamento a instalação de meia canas de concreto para prevenir a erosão do fundo do lago.

Na região do Campo do Sete, os dois lagos do Complexo Caruso também passaram por desassoreamento e tiveram suas calhas aprofundadas. Além disso, a municipalidade reativou o lago próximo ao estacionamento do Centro de Convenções Circuito das Águas, promovendo a limpeza e manutenção da área.

Essas medidas garantem que as águas provenientes das encostas, que poderiam sobrecarregar o Ribeirão Serra Negra, sejam temporariamente retidas durante as chuvas intensas. Após o período de precipitação, o sistema libera gradualmente a água acumulada, evitando transbordamentos e danos à infraestrutura da cidade.

A Prefeitura está projetando a construção de mais um lago na região do Jardim Gustavo, nos Francos, como parte da expansão do programa. Além dos lagos, a limpeza dos ribeirões é uma prioridade, com equipes dedicadas à remoção de areia, terra e lixo, bem como a desobstrução de tubulações e bocas-de-lobo em todos os bairros.

De acordo com a assessoria, essas ações visam proporcionar aos moradores e empresários que residem nas proximidades dos veios d’água mais segurança e tranquilidade em relação aos investimentos realizados em suas residências e empreendimentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE