Henrique Vieira Filho
Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é jornalista, escritor, terapeuta, sociólogo, artista plástico, agente cultural, diretor de arte, produtor audiovisual, educador físico, professor de artes visuais, pós-graduado em psicanálise e perícia técnica de obras de arte.

Colunas

São Francisco by Cid Serra Negra: Edição ilimitada

Henrique Vieira Filho fala sobre o dia de São Francisco de Assis e como ele é querido, tanto pelos devotos, quanto pelos artistas que o retratam, inclusive, Cid Serra Negra, cujo documentário sobre sua vida já pode ser assistido

Compartilhe:
São Francisco by Cid Serra Negra: Edição ilimitada
Cid Serra Negra Pintando São Francisco

Francisco é um dos santos católicos mais queridos, até por quem não segue a religião: vivia na simplicidade, foi pacifista, defensor da natureza e considerava os animais tanto quanto os humanos!

Dia 04 de outubro é a data em que oficialmente homenageiam esta simpática figura, retratada nas mais diversas formas de arte: começando com divertidas estatuetas artesanais, passando pela literatura e cinema (“Irmão Sol, Irmã Lua”), até chegarmos nas obras dos grandes mestres das artes sacras.

Os renascentistas Bernardo e Donatello (não, ele não é uma tartaruga ninja….) esculpiram o santo. Francisco também foi retratado por inúmeros mestres da pintura, com destaques para o espanhol El Greco, e, em especial, o italiano Giotto, que pintou um ciclo completo de afrescos sobre a vida deste santo! Nas paredes da Basílica de São Francisco de Assis (na Itália), pintou 23 cenas que narram os principais episódios de sua saga. Esse ciclo de afrescos é considerado uma das maiores obras-primas da arte medieval e um marco na história da pintura!

Em nosso tempo, um estilo que muito combina com o santo é a  arte naif: com cores vibrantes, formas simples e uma perspectiva livre e intuitiva, é o meio perfeito para retratar a simplicidade e a espiritualidade de São Francisco de Assis!

E, creio eu, nossa cidade detém um recorde: além de sua maravilhosa qualidade técnica, duvido que algum artista tenha retratado este santo em maior quantidade do que o nosso Cid Serra Negra!

Dezenas, senão, centenas de “Sãos Franciscos” de Cid se encontram em galerias, casas de leilão e nas residências de seus admiradores! E nenhuma é igual à outra, seja em tamanho, riqueza maior ou menor de detalhes, poses as mais diversas, muitas vezes rodeado de pombas brancas… Enfim, qualidades diversas em números ilimitados!

E por falar em Cid Serra Negra, este ano comemoramos o seu centenário e tive a honra de produzir um documentário curta-metragem sobre sua vida e obra, que estreiou no aniversário da cidade! 


Convido a todos para assistir “Cid Serra Negra, O Artista Que Levou O Saci Para A Igreja!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE