Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Em Brasília, prefeitos da região do Circuito das Águas se reuniram com o Ministro das Cidades, Jader Barbalho, para discutir a destinação de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, ao Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA).
Participaram da reunião o prefeito de Pedreira e atual presidente do CISBRA, Fábio Polidoro, o vice-prefeito de Serra Negra, Rodrigo Demattê Angeli, além dos prefeitos de Lindóia, Luciano Lopes, e de Amparo, Carlos Alberto Martins. Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Socorro, Tiago Faria, e o representante de Pinhalzinho, Leodecio de Lima Filho.
Na ocasião, foi apresentado o projeto para a implantação das Coletas Seletivas Múltiplas, com o objetivo de melhorar a gestão dos resíduos sólidos urbanos, incentivar a economia circular, gerar empregos sustentáveis e combater as mudanças climáticas, beneficiando os 13 municípios consorciados.
O CISBRA foi contemplado no PAC com R$ 46 milhões. A implementação do Plano Regional para Coletas Seletivas Múltiplas foi uma das propostas selecionadas pelo Ministério das Cidades no Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento. O resultado consta na Portaria MCid nº 1.119, de 7 de outubro de 2024, publicada no Diário Oficial da União. No total, foram selecionadas 81 propostas de todas as regiões do Brasil.
Segundo Fábio Polidoro, presidente do CISBRA, o projeto está em desenvolvimento há anos: “O plano vai estruturar as coletas seletivas múltiplas, otimizando o reaproveitamento dos materiais e promovendo avanços no saneamento básico da região. Vamos recolher os produtos recicláveis, fazer a triagem correta e garantir o descarte adequado. É um passo essencial para modernizar a gestão dos resíduos sólidos no Circuito das Águas”, afirmou Polidoro.
O investimento permitirá a instalação de centrais de reciclagem nos municípios consorciados, garantindo a melhor destinação dos resíduos sólidos. “Agora avançamos para a assinatura do convênio e a implantação do projeto nas cidades. As coletas seletivas múltiplas farão a diferença na estrutura ambiental e na qualidade de vida da população”, completou o presidente do CISBRA.
O CISBRA tem como principal missão aprimorar o saneamento básico, qualificando as relações entre os municípios e os prestadores de serviços, e garantindo melhor qualidade de vida e preservação ambiental.