Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
O turismo gastronômico tem ganhado cada vez mais destaque no estado de São Paulo, se consolidando como uma das principais atrações para quem busca experiências culinárias autênticas. Esse tipo de turismo vai além da apreciação das paisagens e da interação com os atrativos locais, tornando-se um motivo significativo para viagens. O patrimônio alimentar paulista encanta os turistas, que têm a oportunidade de explorar novos sabores e enriquecer suas vivências, mesmo em viagens mais distantes.
Nesse contexto, os queijos artesanais paulistas se destacam como verdadeiras estrelas, sendo muitas vezes o principal motivo para a viagem. Sua importância é tamanha que existe uma data especial dedicada a essa iguaria: o Dia Mundial do Queijo, celebrado na última segunda-feira, 20 de janeiro.
No Dia Mundial do Queijo, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) comemora a ascensão desse produto, que se tornou um destaque nas experiências gastronômicas dos turistas que visitam os destinos paulistas. Com uma grande variedade de sabores, aromas e texturas, os queijos de São Paulo conquistaram o paladar de quem tem a culinária regional como uma motivação importante para viajar.
O apelo é tão grande que, assim como as vinícolas e os cafezais, há dezenas de propriedades no interior de São Paulo que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer todo o processo de produção do queijo, desde a ordenha do leite até as caves de maturação. Além disso, muitos lugares oferecem piqueniques, cafés coloniais e almoços harmonizados com queijos especiais e sabores típicos do interior.
No site da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), é possível explorar a Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista, um guia virtual que apresenta as melhores experiências para conhecer esse produto milenar, valorizando os produtores artesanais e a agricultura familiar (QR Code disponível ao final da matéria). "A produção de queijo é uma expressão cultural enraizada em nossa identidade. Mais do que um alimento, o queijo é um item com história para os destinos de São Paulo", afirma Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.
Boa parte dos produtores de queijos artesanais destacados no guia fazem parte das 11 rotas gastronômicas lançadas pelo Turismo paulista, ao lado de produtores de vinhos, azeites e outros produtos.
São Paulo é um dos maiores produtores de queijo do país e abriga queijarias premiadas internacionalmente, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva tanto na produção quanto na degustação desses produtos.
Uma das experiências mais notáveis é o premiado Queijo Tulha, produzido pela Fazenda Atalaia, localizada em Amparo-SP. Com 160 anos de história, a Fazenda Atalaia é reconhecida mundialmente pelo "Queijo Tulha", vencedor do World Cheese Awards em 2016. Além de contar com loja e restaurante, a fazenda oferece visitas guiadas, degustações e uma imersão na cultura local. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (19) 99750-8129 ou acesse o site www.fazendaataliaamparo.com.br