Policial

Polícia Civil de Serra Negra alerta sobre fraudes no pagamento do IPVA

Golpistas enviam link em mensagens de celular com falso desconto para moradores do Estado São Paulo

Compartilhe:
Polícia Civil de Serra Negra alerta sobre fraudes no pagamento do IPVA
Criminosos dizem falar em nome do DETRAN e do Governo Federal para aplicar o golpe | Anete Lusina

A Polícia Civil de Serra Negra utilizou as redes sociais para trazer um importante alerta à população serrana, acerca de possíveis golpes que podem ocorrer na Internet neste início de ano, devido aos pagamentos das primeiras contas anuais, especialmente o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA.

De acordo com o perfil no Facebook da Delegacia local, o “Golpe do Desconto no IPVA” consiste no ato de criminosos utilizarem recursos digitais para enviar mensagens aos telefones celulares das vítimas com a falsa informação de que o veículo daquele proprietário foi “escolhido pelo DETRAN para receber uma isenção ou um desconto significativo no valor do IPVA”, diz a mensagem publicada nas redes sociais pela Polícia Civil.

A publicação informa ainda que a mensagem é acompanhada de um link que direciona a vítima para uma interface que imita uma página oficial do governo. Ao inserir a placa do carro e outras informações, o sistema falso chega a informar corretamente os dados do veículo, o que, segundo a polícia, pode gerar uma “equivocada sensação de segurança e oficialidade de todo o procedimento”, alerta a publicação no Facebook.

Ainda segundo o alerta, a vítima é induzida a inserir seu CPF e realizar o pagamento do imposto veicular com o desconto dissimulado via Pix. A Polícia Civil informa que este pagamento será enviado à conta bancária de criminosos, não isentando o proprietário do veículo ao pagamento real do IPVA 2025.


Atenção para não cair no golpe

A Delegacia de Serra Negra traz ainda dicas de como o indivíduo pode se precaver e não cair em fraudes. Segundo a publicação da polícia, o contribuinte tem direito ao desconto no pagamento do IPVA somente quando o pagamento é realizado em parcela única. O tributo também pode ser pago via Pix, entretanto, exclusivamente via QR Code gerado no sistema da Fazenda do Estado de São Paulo.


Outras dicas são:

Desconfie de descontos exorbitantes. No Estado de São Paulo, sobre o valor total do pagamento há dedução de 3% quando o mesmo é efetuado em parcela única;
Débitos tributários, incluindo os veiculares, devem ser consultados apenas nos canais oficiais do governo paulista;
Sempre confira os dados do recebedor antes de realizar o pagamento. No caso do IPVA, os dados oficiais são: Secretaria da Fazenda e Planejamento / CNPJ: 46.377.222/0003-90 (Banco do Brasil).

Caso o contribuinte caia no golpe, ele deve procurar imediatamente os órgãos de segurança do estado de São Paulo para registrar o Boletim de Ocorrência Policial, ou registrar o B.O. no site da Delegacia Eletrônica, no endereço: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE