Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Henrique Vieira Filho é jornalista, escritor, terapeuta, sociólogo, artista plástico, agente cultural, diretor de arte, produtor audiovisual, educador físico, professor de artes visuais, pós-graduado em psicanálise e perícia técnica de obras de arte.
O Dia Mundial do Urbanismo (08/11) é uma ótima oportunidade para refletir sobre o espaço onde vivemos e como podemos torná-lo melhor.
Em Serra Negra, a recente audiência pública para discutir a Lei de Ocupação e Parcelamento do Solo colocou em evidência a importância do planejamento urbano e a necessidade de conciliar o desenvolvimento com a preservação ambiental.
Ou seja, o objetivo é garantir que o crescimento urbano ocorra de forma ordenada e sustentável, sem comprometer os recursos naturais que fazem da nossa terra um destino turístico tão apreciado.
O urbanismo é a arte de organizar o espaço urbano, levando em conta como as pessoas se locomovem, onde moram, trabalham e se divertem.
É o planejamento para melhorar a qualidade de vida, criando cidades mais agradáveis para se viver, mais justas e inclusivas, onde todos tenham acesso a serviços essenciais como saúde, educação e transporte, além de espaços públicos de qualidade, com menos poluição e mais áreas verdes, ruas mais seguras, espaços para lazer e convivência e uma infraestrutura eficiente, além de preservar o patrimônio histórico e cultural, com a conservação de seus monumentos e espaços históricos.
Enquanto discutimos a nova lei de ocupação do solo, um exemplo de urbanismo sustentável está acontecendo bem diante de nossos olhos!
Aqui, em frente à Residência Artística, uma família de tucanos encontrou um lar perfeito em uma palmeira oca! E já nasceram os filhotes!
A árvore, que nem tinha mais folhas, nem galhos, que parecia não ter mais vida, nem mais “utilidade”, se transformou em um lar perfeito para esses pássaros!
É um exemplo de como a natureza pode nos ensinar a adaptar e reaproveitar os recursos que a cidade oferece.
Os tucanos nos lembraram que o urbanismo não é apenas sobre construir prédios e ruas. É também sobre criar espaços que permitam a convivência entre a natureza e a cidade. É sobre encontrar maneiras de integrar a natureza ao nosso dia a dia.
A palmeira oca dos tucanos é um lembrete de que a natureza está sempre presente, mesmo no meio da cidade.
E que, se soubermos aproveitar seus recursos, podemos criar um ambiente mais sustentável e harmonioso para todos!