Henrique Vieira Filho
Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é jornalista, escritor, terapeuta, sociólogo, artista plástico, agente cultural, diretor de arte, produtor audiovisual, educador físico, professor de artes visuais, pós-graduado em psicanálise e perícia técnica de obras de arte.

Colunas

O Papo é Pop

Como a Cultura Pop pode movimentar o turismo e a economia local

Compartilhe:
O Papo é Pop
Concurso de Cosplays | Clube de Cultura Pop de Serra Negra

Algumas pessoas, por desconhecer as estatísticas, tendem a subestimar a amplitude e importância da Cultura na sociedade.

Bem verdade, além de agradar à alma, igualmente faz bem ao bolso, ainda mais para as cidades que vivem do turismo!

Esta semana, tivemos a Gamefest 2024, promovida pelo Clube de Cultura Pop de Serra Negra, com campeonato de jogos (cartas, videogames), expositores com venda de figuras de ação, histórias em quadrinhos, além de muitos outros itens colecionáveis, com muita diversão para todas as idades.

E, claro, sendo uma das atrações preferidas do público, jamais poderia faltar a participação de “cosplayers”!

Este termo inglês une as palavras “costume” ("fantasia", "figurino") e “play” ("jogo";"dramatização") e se trata de uma arte performática que utiliza maquiagem, vestimentas, acessórios e interpretação teatral para caracterizar os mais diversos personagens de filmes, desenhos animados, “games” e até mesmo, históricos.

Tudo isso aqui, em nossa terrinha, sem precisar ir à cidade grande! E, claro, foi um sucesso ainda maior do que o esperado e isso não deveria nos surpreender, pois os dados não mentem.

Em São Paulo, temos a CCXP - Comic Con Experience, que já superou, em todos os sentidos, a pioneira norte-americana “San Diego Comic-Con”. Suas edições somam perto de 2 milhões de visitantes pagantes, fora suas versões via internet, com 7.5 milhões de usuários, distribuídos em 139 países!

Em 2023, o evento “nerd” gerou cerca de 20 mil postos de trabalho e em torno de 300 mil pessoas se divertindo e consumindo mais de R$50 milhões nos produtos das 105 marcas de expositores.

E olha que poderia ter sido ainda mais, pois, conforme pesquisas independentes do Observatório de Turismo, entre despesas com ingressos, translado, hospedagem, alimentação e compras, o público estava disposto a gastar a média de R$912,80 (por pessoa) para viver esta experiência!

Outro dado particularmente interessante para nós, é que, no ano passado, 80 mil participantes vieram daqui! Isso mesmo: se deslocaram das cidades do interior do Estado de SP para a capital…

Ou seja, temos à nossa volta, bem pertinho, um público disposto a pagar R$ 70 milhões para vivenciar a Cultura Pop!

Por estas e por outras, alerto ao empresariado e às secretarias de turismo: estão deixando escapar muitas oportunidades por não prestar a merecida atenção aos agentes culturais que são “pratas da casa”, aqui do Circuito Das Águas Paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE