Henrique Vieira Filho
Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é jornalista, escritor, terapeuta, sociólogo, artista plástico, agente cultural, diretor de arte, produtor audiovisual, educador físico, professor de artes visuais, pós-graduado em psicanálise e perícia técnica de obras de arte.

Colunas

O Encontro da Terra, das Águas, das Palavras e dos Cantos

A crônica de Henrique Vieira Filho convida a uma reflexão sobre a interconexão entre o consumo consciente, a preservação ambiental e a expressão artística. Celebrando o Dia Mundial Sem Carne e o Dia Mundial da Água, o autor destaca a importância da sabedoria ancestral, da arte e da ciência na busca por um mundo mais equilibrado e sustentável. Publicado resumido no Jornal O SERRANO, Nº 6445 de 21/03/2025

Compartilhe:
O Encontro da Terra, das Águas, das Palavras e dos Cantos
Encontro das Artes Com A Natureza - Ilustração: Henrique Vieira Filho

Esta semana, o calendário nos convida a um encontro especial, onde a reflexão se entrelaça com a arte e a celebração. Um momento que reverbera na consciência, na vastidão do planeta, nas páginas dos livros e nas melodias da natureza!

Dia Mundial Sem Carne e o Dia Mundial da Água nos chamam à reflexão, assim como as vozes ancestrais que nos lembram de nosso lugar no mundo. 

Não se trata apenas de abdicar do bife ou de fechar a torneira por um dia, mas de reconhecer a profundidade de nossas escolhas e a interconexão entre tudo o que nos cerca.

Cada garfada, cada gota, cada palavra e cada melodia têm ecos que ultrapassam nossos corpos, nossas casas, nossos livros e nossos palcos. A água que sacia nossa sede, a terra que nos nutre, os animais que compartilham este planeta, as histórias que contamos e os cantos que entoamos compõem um equilíbrio delicado, um ciclo que não podemos mais ignorar.

E se, por um dia, trocássemos o aroma da carne pelo perfume das ervas frescas? Se substituíssemos o peso do consumo pela leveza da consciência? Se abríssemos mão do excesso para celebrar a essência da água, fonte da vida?

Se nos permitíssemos conhecer as "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", de Ailton Krenak, (leitura da vez do Clube do Livro de Serra Negra) e a ouvir a voz de Kena Marubo (ativista indígena, modelo, artesã e nossa convidada especial), que ecoa a sabedoria ancestral de seu povo? Se nos deixássemos encantar pela Sereia Lúthien (que está se apresentando em nossa região), que canta a beleza e a importância das águas? 

Se nos abríssemos também ao universo da Cultura Pop, ao teatro, à música e à dança de rua, em diálogo com a natureza, ressignificando a ancestralidade em novos ritmos e expressões? 

Talvez, apenas talvez, pudéssemos ouvir o sussurro da Terra, o murmúrio das águas, o canto dos povos originários e as melodias da cidade em harmonia com a natureza!

Esse encontro ocorre dentro de cada um de nós, onde a arte, a consciência e a celebração se entrelaçam. Um refúgio onde podemos escutar a voz da Terra, sentir a fluidez das águas e nos reconectar com a essência da vida: basta se permitir e sentir!

Claro, também existe um local físico onde tudo isso ganha forma, cor e som: nos dias 21 e 22 de março, a Residência Artística te espera de braços abertos. Venha transformar reflexão em experiência, arte em encontro e consciência em celebração!

Celebração Re-Arte: Evento Multiartístico Gratuito

Sociedade Das Artes convida para o
Evento MultiArte de Aniversário (01 ano) da
Residência Artística do Circuito Das Águas

21/03/2025 – Dia Mundial Sem Carne – das 18h30 às 21h30
22/03/2025 – Dia Mundial Da Água – das 13h00 às 18h00

Local: Rua São Vicente de Paula, 108 – Serra Negra / SP
Google Maps: https://maps.app.goo.gl/rfsX3isTFoSZZKGT8

Entrada Franca – Censura Livre
Colaboração: uma guloseima vegetariana para compartilhar
RSVP – Whatsapp: +55 11 982946468

Exposição de Artes, Mostra Artesanal, Sereismo, Cultura Indígena, Literatura, Dança, Música e Natureza!

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE