Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
O Museu Municipal Bernardino de Campos em Amparo inaugurou na última semana um painel do artista italiano Guido Totoli. O presente para o museu homenageia os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A obra, feita com mais de 400 azulejos, mede quatro metros, e foi instalada na entrada do espaço. A doação do artista plástico foi viabilizada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Nascido no ano de 1937, em Salermo, na Itália, Guido iniciou seus estudos em sua terra natal, na escola das artes. Pintor, escultor e ceramista, Guido migrou para o Brasil em 1958, e passou a frequentar os ateliês de grandes artistas como Alfredo Volpi, Mario Zanini, Ottone Zorlini, Ângelo Simeone, Hugo Adami, Arnaldo Ferrari, dentre outros.
Ele então começou a participar de salões e exposições tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro. Atualmente, o artista está focado na produção de cerâmica, enfeites, pássaros e esculturas monumentais para ambientes. Seus trabalhos são parte de coleções particulares e oficiais de diversos países, como Canadá, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália, Argentina e Brasil. Guido Totoli tem exposições no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.