Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
O Departamento de Parques e Jardins, vinculado à Secretaria de Agricultura de Serra Negra, realiza, desde janeiro deste ano, a maior etapa do Projeto Florescer, com o plantio de 25.930 mudas de flores em praças, jardins, parques e rotatórias espalhados pela cidade.
Segundo os idealizadores, são dois os objetivos do programa: o primeiro, possibilitar às mulheres vítimas de violência a possibilidade de trabalharem e, dessa forma, não dependerem financeiramente de seus companheiros ou parceiros. A outra, é trazer mais cor e vida aos ambientes onde ocorrem as plantações, tanto a serranos, que passam diariamente por estes locais, quanto para turistas, que encontram uma cidade perfumada e bonita.
O Projeto Florescer ocorre em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria de Agricultura e o Fundo Social de Solidariedade, e atende mulheres referenciadas pela rede socioassistencial do município, tanto no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), quanto no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).
Para a execução do plantio, as trabalhadoras recebem aulas de paisagismo e jardinagem da Escola Profissionalizante José Franco de Godoy, e são preparadas para a execução dos serviços nas praças municipais e jardins públicos.
Além de um salário-mínimo, cada mulher do projeto recebe também uma cesta básica mensal. O prazo de permanência no programa é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.