Henrique Vieira Filho
Henrique Vieira Filho

Henrique Vieira Filho é jornalista, escritor, terapeuta, sociólogo, artista plástico, agente cultural, diretor de arte, produtor audiovisual, educador físico, professor de artes visuais, pós-graduado em psicanálise e perícia técnica de obras de arte.

Colunas

Luzes, Câmera e Você: Cinema Em Casa, Mas Não Tão Caseiro Assim!

Neste artigo para o Jornal O Serrano, Henrique Vieira Filho fala sobre o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual e prova que o cinema não vive só de Los Angeles (o Oscar) e da Riviera Francesa (Festival de Cannes), pois Serra Negra tem importantes eventos e você também pode ser um cineasta!

Compartilhe:
Luzes, Câmera e Você: Cinema Em Casa, Mas Não Tão Caseiro Assim!
Ilustração: Henrique Vieira Filho

Vinte e sete de outubro é o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual! 

Essa data curiosa que faz a gente lembrar daquelas fitas VHS empoeiradas, os DVDs arranhados no fundo da gaveta e, claro, os filmes e séries que, mesmo que a gente já tenha assistido mil vezes, sempre merecem mais uma maratona!

Também vem à mente, os grandes festivais de cinema, em Los Angeles (o Oscar), na Riviera Francesa (o Festival de Cannes) e, que tal incluirmos… Serra Negra! 

Em 2024, tivemos a I Mostra de Cinema Fantástico (junho) e, neste fim de semana, mais dois importantes eventos, na Residência Artística.

Neste sábado acontece o Descentralize 2024, onde teremos o encontro dos cineastas documentaristas do Circuito das Águas, com o objetivo de alavancar o audiovisual da nossa região.

No domingo, teremos o Cinema Para Todos: Do Canto Da Iara À Pintura Do Saci. com a exibição de curtas-metragens sobre as nossas nascentes e a vida e obra do pintor Cid Serra Negra. 

Nada muito “hollywoodiano”, mas o interior de São Paulo prova que tem seu charme cinematográfico!

O Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual não serve só para nos lembrar de proteger grandes produções cinematográficas ou documentários históricos. Ele também nos faz olhar com carinho para essas memórias guardadas, às vezes de forma despretensiosa, mas que compõem a identidade de uma cidade. 

E o Circuito das Águas, com seu cenário que poderia muito bem fazer parte de um filme de época, também merece seu lugar no panteão do audiovisual!

Então, se você tiver uma fita VHS esquecida no fundo da gaveta com as filmagens daquela viagem de família, dê uma chance a ela! 

Quem sabe, daqui a alguns anos, ela não vira um patrimônio audiovisual inestimável? 

Afinal, toda cidade tem sua história — e às vezes, ela só precisa de uma câmera (ou um celular) para ser eternizada.

Serviços:

Descentralize 2024 
  Data: 26/10 (sábado) - 9h30 - encontro de profissionais do audiovisual

Cinema Para Todos: Do Canto Da Iara À Pintura Do Saci 
  Data: 27/10 (domingo) - 14hs - gratuito, censura livre, com opções convencionais e também em Libras, legendas descritivas e audiodescrição.

Local: Residência Artística do Circuito das Águas - Rua São Vicente de Paula 108 - Serra Negra / SP

 Informações -  Whatsapp 11 982946468

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE