Serra Negra

Investimentos alavancam a educação pública de Serra Negra

Além das aulas, atividades educacionais, culturais e recreativas fazem parte da programação de aprendizagem no município

Compartilhe:
Investimentos alavancam a educação pública de Serra Negra
Inaugurada em 2024, EMEB Profª. Doraci Ramalho Silingardi é exemplo de infraestrutura educacional que atende às demandas dos cidadãos | Reprodução

A educação pública municipal de Serra Negra vem sendo, nas últimas décadas, uma das áreas mais elogiadas e reconhecidas pelos moradores. O município, desde o início da segunda década de 2000, vem realizando um robusto investimento na educação, promovendo uma série de iniciativas que visam enriquecer a formação dos alunos.

Os frutos são colhidos a partir de levantamentos recentes, que colocam o Ensino Infantil local entre as primeiras do estado de São Paulo, e a educação serrana entre as melhores do país. 

Além disso, é possível ver iniciativas também em outras faixas-etárias da população, como o ensino de jovens e adultos, bem como o de formação profissionalizante para quem deseja se destacar no mercado de trabalho local ou empreender, abrindo o próprio negócio. 

Segundo Rita Pintón, secretária municipal de Educação, “a intenção e o compromisso do Poder Público é apoiar o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos em todas as áreas, seja no Ensino Básico, na formação profissional e na promoção cultural”, comentou. 

Entre as oficinas e atividades educativas realizadas no município de Serra Negra, destacam-se as oficinas culturais, recreativas e de estudos, incluindo linguagem artística, jogos pedagógicos e atividades culturais, oferecidos aos mais de 730 alunos do Maternal I e II e Pré I; e as atividades de xadrez, culturais e recreativas, além de orientação de estudo, fornecidas a 281 alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental, totalizando mais de mil estudantes engajados em oficinas educacionais promovidas pela prefeitura.

Para além dos pequenos, a  Escola Profissionalizante José Franco de Godoy oferece oportunidades para a alfabetização por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O projeto Infância Conectada, que até o momento atende 576 alunos, e o programa Leitura Não Tira Férias, com 5.103 livros entregues para estimular a leitura durante as férias, também são projetos de destaque da educação em Serra Negra.

Suporte para os estudantes serranos

Especialistas afirmam que a educação vai além do contexto da sala de aula. O suporte indireto às atividades escolares também proporciona um melhor aprendizado aos estudantes. A assistência pode vir das mais variadas formas, como: transporte público gratuito, refeição balanceada e nutritiva, material de estudo e uniforme.

Rita Pintón fala dos números apresentados pela prefeitura de Serra Negra: “São mais de 1,7 mil kits de uniformes escolares adaptados às estações do ano (verão e inverno), além de mais de 1 milhão de merendas fornecidas às escolas municipais, e outras 1,4 milhão às escolas estaduais. Nossos alunos também são contemplados com transporte escolar, sendo mais de 380 mil estudantes transportados todos os anos”, afirmou a secretária.

Atualmente, Serra Negra conta 18 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) em operação, com mais uma em construção na Avenida Santos Pinto, no centro, que deve ser entregue em breve à população. 452 profissionais, incluindo professores, merendeiras, atendentes, diretores e coordenadores, atendem às crianças, suas famílias e comunidade.


Investimentos em infraestrutura

Além de projetos e cursos voltados à melhoria do ensino voltado à população serrana, outras melhorias também fazem parte do pacote de investimentos em educação, promovidas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. 

Atualmente, diversas obras fazem parte do cronograma de construção, ampliação e revitalização de unidades escolares no município, tanto na região central, como nos bairros de Serra Negra.

Está em andamento a edificação da Creche-escola na Avenida Santos Pinto, no centro da cidade. O novo prédio, com área construída de 2.650 m², tem investimentos que ultrapassam os 7,3 milhões de reais, valor que inclui construção, móveis e utensílios.

Além dela, recentemente outra unidade de ensino foi entregue aos moradores do Bairro das Três Barras. O novo prédio da EMEB Doraci Ramalho Silingardi, atende alunos daquele bairro, bem como de outras localidades, como Ramalhada, Vila Paulista, Vila Santista, Recanto São Roque e Jardim Luciola. Os investimentos somaram mais de R$ 4,5 milhões.

Com o valor de R$ 429.136,48, a prefeitura realizou a ampliação da EMEB Maria de Lourdes Pinheiro Taborda, localizada no Bairro Residencial das Posses, que atende também a crianças do Jardim Serra Negra e da Vila São José.

Além das revitalizações, pinturas e reformas em outras 18 Escolas Municipais. São elas: Professor Durval de Paula Chagas (Campo do Sete), Albino Brunhara (Francos), Professora Maria Lúcia Stenghel Salomão de Azevedo (Francos), Professora Alzira Silveira Palma e Silva (São Luiz), Professora Rosalba Perondini Salomão (Alto das Palmeiras), Professora Priscila Salzano Cordeiro Brizolla (Alto das Palmeiras), Professora Haydeé Krahenbuhl Padula (Palmeiras), Maestro Fioravante Lugli (Palmeiras), Professora Aracy Patrício.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE