Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) listou 33 experiências imperdíveis para aqueles que desejam se surpreender com atrações de mais de 50 destinos paulistas. Da capital ao interior do estado, o levantamento apresenta municípios que se destacam pela natureza exuberante, gastronomia premiada, roteiros de sol e praia, além de outras atrações. E é claro que Serra Negra e outras cidades do Circuito das Águas não ficariam de fora.
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP conta que “São Paulo tem uma oferta diversificada com potencial para agradar a todos os perfis de viajantes. Temos shows e grandes eventos, balneários terapêuticos, turismo de compras e espiritualidade”, diz.
No total, são 10 segmentos contemplados na publicação: aventura, rural, cultura, compras, gastronomia, bem-estar, negócios, eventos, sol e praia e espiritualidade. Também consta na lista experiências que visitantes não podem deixar de conhecer em São Paulo, capital, como o centro histórico da cidade, que inclui uma visita ao Mercadão para experimentar o famoso sanduíche de mortadela, e passeios pela Rua 25 de Março e pela Avenida Paulista.
Para além dos negócios que consolidaram São Paulo como um destino corporativo, o estado possui atrações que o colocam como um dos eixos de lazer mais qualificados do país: a maior oferta de parques temáticos da América Latina, a melhor hotelaria e experiências de gastronomia.
São 47 regiões turísticas no estado, algumas delas sendo 10 rotas gastronômicas consolidadas, a cidade mais alta do país, Campos do Jordão, o roteiro de turismo religioso que mais recebe visitantes em todo o país, que inclui Aparecida, além do maior número de destinos rurais do Brasil.
Alguns dos destaques vão para as cavernas do Vale do Ribeira, o rafting de Brotas e o passeio de balão de Boituva, além de um passeio pelo artesanato de Embu das Artes, próximo da capital.
O guia traz alguns destaques para Serra Negra e para a região do Circuito das Águas, entre Campinas e o sul de Minas Gerais. A seção ‘Repor as Energias e Relaxar’ traz o Circuito das Águas como destino para quem busca experiências em termas e balneários dotados de águas minerais com propriedades terapêuticas. A região é citada ao lado de outras cidades paulistas, como Águas de São Pedro e Águas da Prata.
Já a cidade de Socorro aparece na seção ‘Aventurar-se Nas Mais Diversas Modalidades’, para quem deseja aventura e adrenalina durante os passeios. A opção no destino é a prática de Rafting, passando em meio à natureza para contemplar as belezas locais das matas ciliares, das formações rochosas e da rica biodiversidade.
Na seção ‘A Volta às Raízes Rurais’, o guia apresenta a cidade de Holambra como a Cidade das Flores, com destaque para a Expoflora, que é o maior evento do ramo de toda a América Latina. Além da festa, os visitantes podem desfrutar de muitos passeios pela cidade e desfrutar das belezas proporcionadas por flores como tulipas, rosas e girassóis.
Já na seção Diversas Opções Para Cultura, Compras e Gastronomia, é indicada uma visita às lojas de porcelana de Pedreira, município conhecido como a Capital da Porcelana. É onde também o guia apresenta Serra Negra, como local especializado em malhas e na produção e comercialização de artigos em lã e linha, roupas, calçados e acessórios em couro, peças em madeira e laticínios, com visitas aos sítios e fazendas de turismo rural do município.
Perto de nossa região, ainda surgem destinos como Espírito Santo do Pinhal, Vinhedo, Jundiaí, Atibaia, Piracicaba e Campinas, cada um com a sua própria característica de turismo.