Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Henrique Vieira Filho é jornalista, escritor, terapeuta, sociólogo, artista plástico, agente cultural, diretor de arte, produtor audiovisual, educador físico, professor de artes visuais, pós-graduado em psicanálise e perícia técnica de obras de arte.
Para quem não conhece “O Guia do Mochileiro das Galáxias” (em livro e filme), um item fundamental para se ter à mão em toda viagem espacial é uma… TOALHA!
No transcorrer desta divertida história, ela se prova extremamente útil em inúmeras situações alienígenas, além de enxugar o corpo.
Pessoas que gostam de ficção científica, realismo fantástico, histórias em quadrinhos, seres mitológicos, jogos com personagens mágicos e heróicos são chamados de “nerds". Na minha infância, era pior: “CDF”, tanto que nem posso dizer na frente das crianças a tradução!
Atualmente, pertencer a estes grupos é motivo de comemoração: 25 de maio é o “Dia da Toalha”, também conhecido como “Dia do Orgulho Nerd/Geek”.
O termo “nerd” surgiu pela primeira vez nos anos 50, derivado de “nert” e “nut” (cabeça de noz, oca…), enquanto “geek” nasce do alemão “gecko” (bobo).
Estas “tribos”, antes menosprezadas, agora ocupam altos cargos em grandes corporações, contribuem e muito para a sociedade, sem precisar abrir mão de seus peculiares estilos de vida.
No final de semana passado, o espetáculo “Iara - Guardiã de Nossas Águas” divertiu a todos com canto de sereia e dança. E nem pensem em subestimar o intelecto dos artistas (sereistas, bailarinas, pintores…), que poderiam ter desfilado títulos de graduação e de pós-graduação, mas, preferiram transmitir uma bela mensagem ecológica (preservação das nascentes e fontes minerais) de forma lúdica, pois a arte alcança direto ao coração!
Na sequência, o Clube da Cultura Pop de Serra Negra se reuniu aqui na Residência Artística (como fazem todas as 2as feiras) para mais uma “Vivência da Cultura Pop: Nerd/Geek/Otaku”, tendo a “toalha espacial” como tema da vez. Para somarmos o Q.I. (quociente de inteligência) de todos os participantes será mais prático usarmos uma calculadora.
Outra “tribo”, pouco compreendida, que pretendo reunir nos dias 08 e 09/06, é a dos… VAMPIROS! São pessoas das mais diversas profissões, com família, filhos e que se permitem vestir a caráter e fazer o inverso do que se espera: irão DOAR SANGUE!
Cidades “sérias” como São Paulo, tem por lei,o Dia Dos Vampiros, como campanha lúdica a favor da doação de sangue e de combate à discriminação das minorias. A idealizadora é a atriz e cineasta Liz Marins, que irá palestrar e presidir a Mostra de Cinema Fantástico, no Centro de Convenções!
Sejam todos bem vindos e, por prevenção: deixem seus pescoços cobertos!