Junte-se à nossa lista de assinantes para receber as últimas notícias, atualizações e ofertas especiais diretamente na sua caixa de entrada
Entre os meses de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, a Associação Ambientalista Copaíba — organização da sociedade civil cuja missão está em conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia — realizou o plantio de mais de 20 mil mudas nativas na cidade de Serra Negra. A ação integra o Programa Raízes do Mogi Guaçu, desenvolvido por meio de uma parceria entre as instituições globais Sylvamo e o WWF-Brasil com o objetivo de identificar, recuperar e restaurar nascentes e áreas de interação entre vegetação, solo e cursos d'água.
Responsável pela execução do programa na região da sub-bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, a Copaíba contou com a parceria dos proprietários de terra serranos Roberto Corsetti e Luciano Cavinato, cujas propriedades somam mais de 29 hectares que se tornaram novas florestas, através da iniciativa implementada ao longo da última semana.
Ao todo, a ação em Serra Negra contribui para a proteção de dez nascentes, doze córregos e 5 mil metros de margens de curso d’água, conforme aponta Ana Paula Balderi, Coordenadora da Restauração Ecológica da Copaíba. “Nós agradecemos pela parceria com os proprietários, porque por meio dela foi possível restaurar uma área super importante para as Áreas de Proteção Permanente (APPs). Serra Negra faz parte do Circuito das Águas e é uma área prioritária para a conservação ecológica que deve avançar por todo o bioma da Mata Atlântica”, pontua.
Como destaca a Coordenadora, para alcançar resultados de destaque como os que têm sido apresentados, o programa conta com o apoio de proprietários de terrenos inseridos na área da sub-bacia do Rio do Peixe e que estão interessados em contribuir para a restauração ecológica da região. Para os interessados, o canal de contato para integrar o Raízes do Mogi Guaçu é o whatsapp: (19) 99667-0229.
Saiba mais sobre o programa, clicando aqui.
Criada em 1999 por um grupo de amigos que se preocuparam com a degradação da Mata Atlântica no município de Socorro-SP, a Associação Ambientalista Copaíba é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e que atua em 19 municípios da região leste do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais. Atualmente, a associação promove projetos e programas de restauração ecológica; produção de mudas nativas; iniciativas de educação ambiental e participação em políticas públicas. Ao todo, são mais de 4 milhões de mudas produzidas, 380 proprietários parceiros, 713 hectares restaurados e 40 mil participantes das vivências de Educação Ambiental. Saiba mais através do site, clicando aqui. https://copaiba.org.br/.