Região

Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses

Setembro concentrou mais da metade de toda área queimada em 2024

Compartilhe:
Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Entre janeiro e setembro de 2024, o Brasil registrou 22,38 milhões de hectares queimados devido a incêndios que se espalharam por todo o país, segundo dados do MapBiomas, no Monitor do Fogo. Somente em setembro, foram devastados 10,65 milhões de hectares, representando quase a metade da área queimada nos oito meses anteriores.

Esse total equivale à extensão do estado de Roraima e é 150% maior do que no mesmo período de 2023, quando foram atingidos 8,98 milhões de hectares. A vegetação nativa foi a mais afetada, correspondendo a 73% da área queimada, com destaque para formações florestais.

Entre os biomas brasileiros, a Amazônia foi a mais impactada, respondendo por 51% do total de área queimada nos primeiros nove meses do ano, com 11,3 milhões de hectares devastados.

Ane Alencar, diretora de Ciências do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e coordenadora do MapBiomas Fogo, apontou que a crise de incêndios na região em 2024 foi exacerbada por uma seca severa, resultado da intensificação das mudanças climáticas. “Isso se reflete nos números de setembro, em que metade da área queimada na região corresponde a formações florestais”, afirmou.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE